Pesquisar no blog

domingo, 27 de março de 2011

Atualização do Fórmula Certa para versão PAF-ECF

Quem puder não atualizar para esta versão, não atualize. VocÊ fica impedido de imprimir um orçamento para o cliente ou qualquer outra coisa para o cliente trazer como comprovante para pegar seu medicamento. Além disso cada remédio obrigatoriamente gera um número de requisição diferente mesmo se for para a mesma pessoa, e além disso o número da inclusão é diferente do orçamente, ou seja, o caos. Atualizei para uma farmácia e testei e é horrivel, ainda estamos tentando nos adaptar.
Você só pode emitir o DAV (Ficha de Pesagem), que são os orçamentos confirmados como requisição.
O DAV é o único documento impresso do pedido que poderia entregar ao cliente.
Conforme também a legislção exige, o DAV deve ser impresso em 80 colunas, no caso um formulário contínuo ou folha solta, com a composição detalhada do que está no pedido, e deve ser impresso 1 para cada pedido de número diferente. A tendência é que até o final desse ano, ou do ano que vem ao mais tardar, que todos os Estados façam a adesão ao PAF, mas não há nenhuma data oficial

Agora, imaginem entregar uma ficha de pesagem para o cliente. Não dá, tem muitas informações técnicas que vão deixá-los loucos.

Uma das alternativas, embora seja um pouco antiquadra como passou, seria fazer a anotação manual ao cliente.
Sobre a numeração, que agora precisa ser sequencial para as requisições, conseguiria fazer o controle pelo Histórico de clientes, por exemplo.
Infelizmente a legislação tem muitos pontos restritivos, que no momento ainda não tiveram uma posição da Sefaz para modificações, mesmo com mobilizações de estabelecimentos.
Essa versão é obrigatória para os estados que aderiram ao PAF-ECF, e MG é um desses estados.

Abaixo uma alternativa de uma comanda de papel pequena e objetiva de 2 vias, uma fica com o cliente e outra com a farmácia, para se ter um controle sobre as entregas e tiragem de notas fiscais na ECF. Clique na imagem para ampliar que explica tudo direitinho. É uma opção para se adequar.

Nenhum comentário: