Pesquisar no blog

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como gerar corretamente o SINTEGRA no Fórmula Certa p/ Farmácias

VÍDEO DE COMO GERAR O ARQUIVO SINTEGRA NO FÓRMULA CERTA

Vou começar esse assunto, mas como ele é bem extenso com certeza não vou concluir tudo hoje 24/10/12. Vou alterando este post até finalizar o assunto.
Primeiramente pegue a apostila no site da ALTERNATE EXPRESS que é a empresa que desenvolve o software. Pesquise por SINTEGRA que vc vai encontrá-la. Mas essa apostila não está completa, falta muitas informações que descobri a medida que fui utilizando o programa e vou postar aqui esses detalhes.
Para gerar o sintegra você precisa do software da receita e do transmissor das informações geradas pelo programa. Link p/baixar SEFA. Nesse link vc precisa baixar e instalar no seu computador esses 2 programas: O validador do sintegra e o Programa de Transmissão Eletrônica de Documentos - TED.
Feito isso, incluindo as Notas fiscais corretamente colocando os CFOPs corretamente (peça orientação também ao seu contador) de acordo com a Classificação fiscal do produto (NBM) DOWNLOAD DE PROGRAMA P/ FACILITAR DESCOBRIR SE A CLASSIFICAÇÃO FISCAL TEM ST OU NÃO, e utilizando a ECF no caixa dando saida nas vendas, teoricamente era só gerar o arquivo dentro do programa fcerta validar e transmitir. Mas para evitar que ocorram erros que invalidem seus arquivos precisamos nos atentar a alguns detalhes pequenos mas importantes no momento de dar entrada em notas fiscais, incluir as notas fiscais série-D e Modelo 1 que foram tiradas manualmente no programa etc...É sobre esses detalhes que vou falar aqui. Esse programa da SEFA vale para Minas Gerais, não sei se vale para outros estados tb. Ele é um grande facilitador na hora de incluir as notas fiscais e descobrir qual CFOP colocar. É só digitar os 4 primeiros números da classificação fiscal que vem na NF que aparece se tem ou não tributação, se não aparecer nada é porque não tem ST, é tributado normalmente pelo ICMS.

ABAIXO OS CÓDIGOS CFOP MAIS UTILIZADOS EM FARMÁCIAS

CÓDIGOS CFOP PARA DENTRO DO ESTADO (quando seu fornecedor é do mesmo estado)

1407 - Uso e consumo c/ ST (EPI, papel, cartucho etc...)
1403 - Sust. Trib, substituto - Merc c/ ST a pagar
1405 - Sust. Trib, substituto - Merc c/ ST pago já na nota = ST 60
1102 - Mercadoria tributada normamente pelo ICMS
1253 - Energia Elétrica = ST=090
1303 - Comunicação (telefone, internet etc..) ST=090
1353 - Frete (que vem original c/ NF ST=090 (Frete CIF=a empresa que comprou é quem paga / Frete FOB=A empresa que enviou, ou seja, o fornecedor é quem paga)
1949 - Outras entradas
1910 - Bonificação
1933 - Prestação de serviços NF mod 1 = ST 090
1556 - Uso e consumo sem st

CÓDIGOS CFOP PARA FORA DO ESTADO (quando seu fornecedor é de outro estado)

2403 - Sust. Trib, substituto - Merc c/ ST a pagar
2405 - Sust. Trib, substituto - Merc c/ ST pago já na nota = ST 60
2102 - Mercadoria tributada normamente pelo ICMS = ST 00
2253 - Energia Elétrica = ST=090
2303 - Comunicação (telefone, internet etc..) ST=090
2353 - Frete (mesmo esquema de dentro do estado)
2949 - Outras entradas
2910 - bonificação
2933 - Prestação de Serviços NF mod 1 = ST 090
2407 - Uso e Consumo fora do estado

NAS SAIDAS CFOP - QUANDO VC FOR TIRAR NF DE VENDA

5929 - Venda conforme cupom fiscal número
5102 - Venda de mercadoria tributada
5403 - Venda merc. ST paga antecipada a venda

CÓDIGOS CST = ST

00 - Tributada normalmente = CFOP 2102
10 - Tributada e com cobrança de ST (usado na saída 5405 (dentro do estado) e 6403 (fora dos estado)
60 - ICMS cobrada anteriormente por ST = CFOP 2403
40 - Isenta
20 - Redução base de cálculo
90 - Luz, Telefone, Perda, Internet

Normalmente esses códigos todos já vem cadastrados no programa fórmula certa, mas se porventura não estiver lá, ir no menu arquivos - Parâmetro - Procure a tabela 41 e inclua um novo parâmetro referente ao CFOP que está faltando: CFOPE para entradas em parametros e o sub argumento é o código do CFOP que vc deseja incluir. CFOPS para saídas.

Outro grande problema é quando o frete vem embutido na NF de matérias-primas (insumos) ou embalagens, muito comum em farmácias de manipulação aqui em MG que compram muito fora do estado. Você dá entrada nos insumos normalmente e o valor total da NF não vai bater por causa do frete, então vc clica no botão inf.sintegra e complementa essa informação, vou colocar a imagem posteriormente aqui. Jamais inclua o frete como mais um produto somente para o valor da NF bater pois dá erro na validação do arquivo sintegra.
Outra questão é que vc tem que colocar no fcerta todas as notas fiscais de papel série-D e modelo-1 que você tira durante o mês. Abaixo como fazer isso:



Todo cupom fiscal que vc emite vira uma memória fiscal gravada dentro da impressora ECF. Portanto quando você for dar baixa no movimento do caixa do dia anterior no sistema para liberar o movimento, segue abaixo imagem mostrando este procedimento. O ideal é não haver inconsistências e se houver vc corrigir e nunca excluir nenhum registro pois senão o banco do programa vai ficar diferente do registrado na memória da ECF.

Para evitar inconsistências no caixa da alternate você nunca pode dar baixa em uma receita no caixa que ainda não foi incluída como venda, pois o sistema até aceita na hora mas depois pode gerar uma inconsistência as vezes impossível de solucionar. Para quem tem filiais se a requisição foi gerada na filial e o cliente vai buscar o medicamento e pagar na matriz o ideal é tirar nota fiscal de papel comum a série D, pois como a venda não está no sistema da matriz e sim no da filial, não pode dar baixa no sistema pois ela gerará uma inconsistência de venda.

IMPORTANTÍSSIMO: Não permita que sua ECF (impressora fiscal) tire a redução Z automaticamente no dia seguinte, pois isso impede que as informações de saída de cupom fiquem armazenadas no banco de dados do programa e na hora que for gerar o sintegra as informações de saída (venda), ficam comprometidas pois elas só ficam na memória da ECF (impressora fiscal). Ou seja, todos os dias no final do expediente vc deve fazer a redução Z manualmente pelo programa do caixa do fcerta. Assim vc garante que as informações de venda além de estarem na memória da impressora também ficarão na memória do programa para perfeita geração do sintegra.

No seu sistema tem que haver pelo menos duas filiais distintas cadastradas para você separar as ENTRADAS (como Almoxarife por exemplo, onde vc inclui as notas fiscais de compra)das SAIDAS (vendas no caixa). Pois no momento de gerar o sintegra isso é muito importante.

CONTINUO TEM MAIS....VOU COLOCAR A IMAGEM DA BAIXA DO MOVIMENTO DO CAIXA E EXPLICAR O QUE FAZER QUANDO O SINTEGRA GERADO DÁ ERRADO

Nenhum comentário: